O Grupo

     Idealizado por Lord Robert Baden Powell na Inglaterra em 1907,veio para o Brasil em 1910 trazido pela Marinha Brasileira.

     Em Nova Lima o Escotismo teve seu início em 1943 trazido pelo Dr. Mário Gomide Morgan que teve contato com o Movimento Escoteiro na cidade de Juiz de Fora.

     O 13 Grupo Escoteiro “Nova Lima” foi fundado em 20/08/1967 pelo entusiasta Chefe Cornélio Vitor dos Santos e teve como sua primeira sede a casa do seu fundador na Rua Getúlio Vargas em Nova Lima.

      Após 10 anos, em 1977, por proposta do próprio fundador foi alterada a denominação para 13 Grupo Escoteiro “Expedicionário Assumpção” de nova Lima, homenagem ao pracinha de Nova Lima – José Assumpção dos Anjos.

     Nesta mesma oportunidade foi aprovada a mudança das cores representativas do grupo, passando de vermelho e branco para a atual verde, amarelo e vermelho, numa composição das cores do Brasil, Minas Gerias e Nova Lima. Atualmente o nome ficou definido em Grupo Escoteiro “Expedicionário Assumpção”  – 13MG.

     O Grupo passou por várias sedes até que em 2003 numa parceria da Prefeitura Municipal de Nova Lima e a antiga MBR (sucedida pela Vale) construiu a atual sede nas dependências do Poliesportivo dos Cristais em Nova Lima.

     No Brasil, a União dos Escoteiros do Brasil, única organização reconhecida e certificada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, é a instituição que dirige e acompanha as práticas escoteiras adotadas no país.

     Atualmente somos mais de 80 mil escoteiros: são 607 cidades que reúnem 1265 grupos escoteiros. Levamos o Escotismo para mais de 60 mil jovens por meio do trabalho voluntário de cerca de 20 mil adultos, o que equivale a um adulto para cada três jovens. Nos últimos 10 anos, nosso efetivo cresceu cerca de 35%, alcançando todos os estados brasileiros.

     Se considerarmos o valor da hora/aula do Ministério da Educação (R$ 11,98/2015), no ano de 2015, a atuação de nossos voluntários contribuiu com o equivalente a R$ 75,8 milhões.

     Ferramenta de educação não formal, o Escotismo ultrapassa as barreiras e se firma como um movimento educacional por proporcionar aos jovens desenvolvimento em diferentes áreas, de forma sempre contemporânea e variada.

     Por mais de 100 anos, temos aperfeiçoado técnicas, ações e conteúdos para que possamos nos manter como o maior movimento de jovens do mundo. O Escotismo alcança sua proposta educativa por meio de dois pontos-chave: o Método Escoteiro e o Programa Educativo.

junte-se-a-nos

Galerias

R. Antônio André de Oliveira , 45- Cristais, Nova Lima - MG, 34003-023

contato@13gexas.com.br