Lobinhos (7 a 10 anos)

     A Alcateia é o ramo para as crianças de 7 a 10 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. Na Alcateia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.

Alcateia Seeonee

Chefes:

Akelá: Chefe Célia

Hathi: Chefe  Elcio Júnior

      O programa da Alcateia é inspirado no “Livro da Jangal”, de Rudyard Kipling, resumido em “Mowgli, o menino-lobo”. A organização da Alcateia pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe pode ser chamado de Akelá e seus assistentes podem ser chamados de Baloo (Urso), Bagheera (Pantera), Kaa (Cobra), Kotick (Foca), Chill (Abutre) e Hathi (Elefante) e outros animais representados no “Livro da Jângal”.

     A Alcateia é dividida em equipes denominadas matilhas, designadas cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizadas atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos, diferente do sistema de patrulhas, adotada no Ramo Escoteiro ou Ramo Sênior.

     O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcateia pelas cores próprias dos lobos. A Matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de “Primo”, auxiliado pelo “Segundo”, escolhidos pelos lobinhos de sua matilha.

     Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcateia.

alcateia

R. Antônio André de Oliveira , 45- Cristais, Nova Lima - MG, 34003-023

contato@13gexas.com.br